Um guia de estudo diário de 30 minutos com 10 dicas práticas

Vitor Ramos
5 min readOct 11, 2023

--

Uma mulher de descendência latina revisa suas anotações à noite, em uma mesa organizada com cadernos, canetas e um tablet.
imagem 1 — Sessão de Estudo Noturno. Gerado por DALL·E da OpenAI, 2023

Estudos têm mostrado que estudar diariamente, mesmo que por períodos curtos, pode ter um impacto significativo na aquisição e retenção de conhecimento. Um dos benefícios mais notáveis é a melhora na memória e retenção, que ocorre quando o cérebro tem a oportunidade de praticar a recuperação e retenção de informações regularmente​. Essa prática ajuda a reforçar a memória e facilita a lembrança do que foi aprendido.

Pesquisas também indicam que períodos de estudo mais curtos podem levar a uma melhor retenção do que períodos de estudo mais longos. Um estudo conduzido pelo Professor Keisuke Fukuda da Universidade de Toronto mostrou que focar em grandes quantidades de informações por curtos períodos podem ser mais eficaz do que analisar menores quantidades de material por períodos mais longos. Em um experimento, foi apresentado aos participantes imagens individuais por 100 milissegundos, seguido de um período de reflexão de 500 milissegundos sobre a imagem. Descobriu-se que este método, que expõe os participantes a mais material em um período mais curto, leva a uma melhor aprendizagem em comparação com a exposição a uma imagem por um período mais longo​.

Além disso, estudos sugerem que distribuir o estudo em várias sessões (um método conhecido como prática distribuída) pode ser mais eficaz do que longos períodos de estudo. A prática distribuída é especialmente eficaz para a retenção de informações a longo prazo. Isso é corroborado pelo Learning Center da Universidade da Carolina do Norte, que destaca que sessões de estudo intensivas e curtas permitem um trabalho mais eficaz com esforço mínimo desperdiçado, e são mais eficazes do que o estudo prolongado​​. Este método também é apoiado por evidências que demonstram os benefícios cognitivos de treinamentos que envolvem exposição repetida a informações ao longo do tempo​.

Estudar diariamente, mesmo que por períodos curtos como 30 minutos, pode ser muito eficaz para a aquisição e retenção de conhecimento. Aqui estão algumas dicas, boas práticas e sugestões de planejamento para tornar essas sessões de estudo diárias mais produtivas:

1. Estabeleça um Horário Fixo:

  • Determine um horário específico todos os dias para estudar. Isso pode ajudar a formar um hábito e facilitar a transição para o modo de estudo: algumas pessoas (maioria) funcionam bem pela manhã, outros a tardes e alguns durante a noite, faça um teste de 7 dias!

2. Ambiente de Estudo Apropriado:

  • Escolha um local tranquilo e livre de distrações. Manter um ambiente de estudo organizado também pode ajudar a manter o foco.

3. Estabeleça Metas Claras:

  • Tenha objetivos claros para cada sessão de estudo. Saber o que você quer alcançar pode ajudar a manter a motivação e a eficácia do estudo. Coloco em notas um plano para os primeiras 30 dias.

4. Materiais de Estudo:

  • Tenha todos os materiais necessários à mão antes de começar a evitar perder tempo procurando por eles durante o estudo. Seja caderno ou aplicativos de notas e texto, como: Google Documentos, Word, Evernote, Notion e outros.

5. Técnica Pomodoro:

  • Considere usar a Técnica Pomodoro para manter a concentração. Estude por 25 minutos e depois faça uma pausa de 5 minutos. Embora seja um pouco mais do que os 30 minutos, essa técnica pode ser muito eficaz. Eu particularmente gosto de intervalos de 1 hora de estudos e 15min de pausa.

6. Uso de Recursos Online:

  • Utilize recursos online, como vídeos educacionais ou plataformas de aprendizado interativo, para diversificar seu método de estudo. Como cronometro de tempo, gestão de tarefas e ferramentas como armazenamento online na nuvem (One Drive, Google Drive e etc.)

7. Revisão Constante:

  • Reserve algum tempo para revisar o que foi aprendido nos dias anteriores. A revisão é crucial para a retenção de longo prazo. Após o bloco de estudo revise brevemente o que anotou, são entre 3 e 5 minutos que podem fazer grande diferença no processo de fixação do conhecimento.

8. Prática Ativa:

  • Engaje-se em prática ativa, como resolução de problemas ou testes práticos, em vez de apenas leitura passiva. Coloque a mão na aplicação, no código, etc. Crie “calos na mão” com a prática.

9. Anote o que Aprendeu:

  • Faça anotações do que você aprendeu. Isso pode ajudar a reforçar o material e servir como uma referência rápida no futuro.

10. Procure Feedback:

  • Se possível, obtenha feedback de instrutores ou colegas para entender melhor seu progresso e áreas de melhoria.

Como sugestão adicional, acredito ser potencializador realizar em grupos de estudo, pequenos grupos que buscam aprender juntos temas específicos são excelentes aceleradores de conhecimento, a troca de informação, o compromisso público de seguir planejado com outros colegas e tantos outros benefícios. Muitas vezes especialistas e mentores participantes no processo são ferramentas chaves para uma evolução consolidada.

Estudantes de diferentes descendências compartilham aprendizados em um círculo, com materiais de estudo variados à sua frente.
imagem 2— Grupo de Estudo Diversificado. Gerado por DALL·E da OpenAI, 2023.

Planejamento Sugerido:

  1. Segunda a Sexta:
  • Segunda e Quarta: Foco em matéria X (por exemplo, matemática).
  • Terça e Quinta: Foco em matéria Y (por exemplo, ciências).
  • Sexta: Revisão do que foi aprendido durante a semana.

2. Sábado:

  • Prática ativa e testes práticos, exercícios de fixação e revisão.

3. Domingo:

  • Descanso ou revisão leve (organizar a próxima semana), preparando-se para o que virá e se necessário, corrigindo detalhes da jornada.

💡 Lembre-se, a frequência (compromisso do planejado, muitas vezes diário) e consistência (execução com o tempo para evolução) são essenciais para o sucesso no estudo, e mesmo sessões curtas de estudo diário podem levar a melhorias significativas ao longo do tempo.

Não menos importante, nem tudo sairá como planejado; haverá imprevistos e algumas dificuldades. No entanto, objetivos claros e um planejamento bem estruturado proporcionarão a segurança necessária para fazer correções e retomar o rumo desejado. Não se trata de uma corrida onde somente o primeiro lugar é vitorioso, mas sim sobre o ponto em que você se encontra agora e a capacidade de avançar alguns passos, proporcionando uma sensação de progresso. É sobre alcançar seus objetivos da maneira mais satisfatória e agradável para você; trata-se de uma jornada de autodescoberta e evolução pessoal — você, consigo mesmo.

Referências:

Free

Distraction-free reading. No ads.

Organize your knowledge with lists and highlights.

Tell your story. Find your audience.

Membership

Read member-only stories

Support writers you read most

Earn money for your writing

Listen to audio narrations

Read offline with the Medium app

--

--

No responses yet

Write a response